Centenas de simpatizantes do grupo xiita Hezbollah se reuniram hoje em frente à embaixada iraniana em Beirute, capital do Líbano, para celebrar o que consideram uma grande vitória do Irã sobre Israel na recente guerra entre os dois países.
Com bandeiras do Hezbollah e do Irã, além de cartazes com fotos do líder supremo do Irã, Ayatollah Ali Khamenei, e do líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, os manifestantes expressaram sua alegria e gratidão pela suposta vitória do Irã na guerra contra Israel.
O conflito teve início quando Israel lançou um ataque aéreo contra um comboio militar do Hezbollah na Síria, em resposta a um ataque com foguetes fatal contra um posto militar israelense. Desde então, houve trocas de ataques entre os dois países, que foram intensificadas após a morte de um oficial do Hezbollah em um desses ataques.
No entanto, os simpatizantes do grupo xiita acreditam que o Irã saiu vitorioso dessa guerra, já que conseguiu defender seus aliados e impor uma resposta poderosa a Israel. Para eles, a postura firme e resiliente do Irã é um exemplo de coragem e determinação contra a suposta agressão de Israel.
O Hezbollah, um grupo político e militar apoiado pelo Irã, é considerado por Israel e pelos Estados Unidos como uma organização terrorista. No entanto, no Líbano, o grupo é visto como um herói nacional, por sua resistência contra a ocupação israelense e sua ajuda às comunidades pobres do país.
Os manifestantes que se reuniram na frente da embaixada iraniana também pediram que o Líbano apoie o Irã em suas lutas contra os Estados Unidos e Israel. Eles acreditam que, com a vitória do Irã, o Líbano também sairá fortalecido e livre da influência desses países.
Apesar de alguns críticos afirmarem que a guerra entre o Irã e Israel ainda está longe de acabar, os simpatizantes do Hezbollah acreditam que, com a ajuda de Deus, o Irã continuará a triunfar sobre seus inimigos.
Um dos manifestantes, que preferiu não se identificar, disse: “O Irã é nosso aliado e irmão, e sua luta é nossa luta. Devemos estar ao lado deles nesta guerra contra Israel e os Estados Unidos”.
Os manifestantes também expressaram sua gratidão ao líder do Hezbollah, Hassan Nasrallah, por sua liderança e estratégia durante esse conflito. Eles o veem como um símbolo de resistência e esperança para o povo libanês.
Para a maioria dos simpatizantes do Hezbollah, a celebração na frente da embaixada iraniana é uma demonstração de solidariedade e unidade com o Irã e a luta do grupo contra Israel e seus aliados.
No entanto, essa celebração também gerou controvérsia no Líbano, com alguns políticos e grupos religiosos acusando o Hezbollah de estar a serviço do Irã e comprometendo a soberania do país.
Apesar disso, os simpatizantes do Hezbollah e do Irã não se deixam abalar pelas críticas e continuam acreditando na justiça e na vitória de sua causa.
A celebração em frente à embaixada iraniana é mais uma prova da forte relação entre o Irã e o Líbano, e da crença comum de que o apoio mútuo e a resistência são essenciais para enfrentar as agressões e injustiças. Uma mensagem de união e esperança que certamente inspira muitas pessoas na região e no mundo todo.