Luís Godinho, escolhido como o melhor árbitro da temporada 2024/25, fez hoje um balanço extremamente positivo da sua performance e da arbitragem em geral. O momento foi durante a Gala da Arbitragem, na cidade da Figueira da Foz.
Godinho, que é natural de Guimarães, destacou a importância do apoio da família e dos colegas de profissão para alcançar esse reconhecimento. Emocionado, agradeceu a todos pelo apoio e confiança depositada nele ao longo da sua carreira.
Com um sorriso no rosto, o árbitro mostrou-se satisfeito com a sua atuação e com os resultados alcançados ao longo da temporada. “Foi uma época desafiadora, mas também muito gratificante. Tive a oportunidade de arbitrar grandes jogos e enfrentar situações difíceis, mas sempre com a certeza de que a minha dedicação e profissionalismo seriam reconhecidos”, afirmou Godinho.
O árbitro também destacou o trabalho em equipa e a importância da comunicação durante os jogos. “É fundamental que haja uma boa comunicação entre a equipa de arbitragem, para que possamos tomar decisões rápidas e corretas. Além disso, é preciso manter a calma e o equilíbrio emocional em campo, para garantir a justiça no resultado final”, explicou.
Durante a sua intervenção, Godinho também falou sobre a evolução da arbitragem em Portugal nos últimos anos. “Houve um grande investimento na formação de novos árbitros, o que trouxe mais qualidade e profissionalismo para a nossa classe. Além disso, a tecnologia tem sido uma grande aliada, ajudando a minimizar erros e a garantir a verdade desportiva”, ressaltou.
O árbitro aproveitou ainda a oportunidade para deixar uma mensagem de incentivo aos jovens que desejam seguir esta carreira. “Para ser um bom árbitro, é preciso ter paixão pelo futebol, dedicação e muito estudo. E acima de tudo, é preciso ter a consciência de que a nossa função é fundamental para o bom funcionamento do desporto, e que o respeito e a ética devem estar sempre presentes”, afirmou.
No final da Gala, Godinho recebeu o prémio de melhor árbitro da temporada, assim como outros colegas que se destacaram em diversas categorias. A cerimónia foi também uma oportunidade para os árbitros se reunirem e discutirem ideias para melhorar ainda mais a arbitragem em Portugal.
Com o reconhecimento do seu trabalho, Luís Godinho reforça o seu compromisso de continuar a evoluir e a contribuir para a melhoria do futebol português. “Estou muito feliz e honrado com este prémio, mas sei que ainda posso melhorar e ajudar a elevar cada vez mais o nível da arbitragem em Portugal. O meu objetivo é continuar a trabalhar duro e a ser uma referência para os jovens árbitros que estão a começar”, concluiu Godinho.
Com uma atuação impecável e um discurso inspirador, Luís Godinho mostrou mais uma vez porque é considerado um dos melhores árbitros do futebol português. A sua dedicação e profissionalismo são exemplos a serem seguidos, e o seu sucesso é um reflexo do crescimento e evolução da arbitragem em Portugal.