O Brasil é um país conhecido por sua criatividade e capacidade de adaptação às mudanças do mercado. E um dos setores que tem chamado bastante atenção nos últimos anos é o de trabalhos através de aplicativos. De acordo com dados divulgados pela Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, só em 2024, o Brasil teve 1,7 milhão de pessoas trabalhando por meio de aplicativos, em áreas como transporte, entregas e serviços.
O crescimento exponencial desse mercado, que vem sendo chamado de “economia dos aplicativos”, tem atraído cada vez mais pessoas em busca de oportunidades de trabalho e de renda. Mas o que tem impulsionado esse aumento no número de pessoas que trabalham com aplicativos? Para entender melhor essa questão, entrevistamos alguns especialistas no assunto.
De acordo com o professor de economia da Universidade de São Paulo (USP), Marcelo Neri, a principal razão para o crescimento do mercado de trabalho através de aplicativos é a crise econômica que o país vem enfrentando nos últimos anos. “Com a alta taxa de desemprego, muitas pessoas acabam recorrendo aos aplicativos como uma forma de gerar renda”, explica Neri.
Além disso, os aplicativos oferecem uma oportunidade de trabalho mais flexível e independente, sem a necessidade de um vínculo empregatício tradicional. Isso tem atraído especialmente jovens e profissionais autônomos que buscam complementar sua renda ou ter uma fonte de renda principal.
Outro fator que contribui para o aumento no número de pessoas que trabalham com aplicativos é a facilidade de acesso a essa forma de trabalho. Basta ter um smartphone e conexão com a internet para começar a trabalhar. E com o avanço da tecnologia e o aumento da qualidade dos aplicativos, esse trabalho tem se tornado cada vez mais eficiente e lucrativo.
Mas não é apenas a crise econômica e a facilidade de acesso que têm atraído cada vez mais pessoas para trabalhar com aplicativos. A diversidade de áreas de atuação também é um fator importante. Atualmente, existem aplicativos para transporte, entrega de alimentos, serviços de beleza, entre outros. Isso permite que as pessoas escolham a área que mais se adequa às suas habilidades e interesses.
Com o crescimento do número de profissionais que trabalham por meio de aplicativos, o mercado tem se tornado cada vez mais competitivo. E com isso, as empresas têm investido em benefícios e melhorias para atrair e manter seus colaboradores. Algumas delas oferecem planos de saúde, seguro de vida, programas de capacitação e até mesmo bonificações.
Para o economista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Eduardo Costa, esse aumento no número de pessoas que trabalham com aplicativos é um reflexo do desenvolvimento tecnológico e da transformação digital pela qual o mundo vem passando. “Essa é uma tendência que veio para ficar e que continuará crescendo nos próximos anos”, afirma Costa.
Mas o que esperar para o futuro desse mercado? Especialistas acreditam que o número de pessoas que trabalham através de aplicativos irá continuar crescendo nos próximos anos, principalmente com o avanço da tecnologia e o surgimento de novas áreas de atuação. Além disso, acredita-se que cada vez mais empresas e profissionais irão aderir a essa forma de trabalho.
Para os profissionais que estão começando a trabalhar com aplicativos ou que pretendem ingressar nesse mercado, é importante se manter atualizado e sempre buscar aprimorar suas habilidades e conhecimentos. Afinal, a concorrência está cada vez maior e é preciso se destacar para ter sucesso nessa área.
Trabalhar com aplicativos pode ser uma ótima opção para quem está em busca de uma renda extra ou até mesmo de uma fonte de renda principal







