A tenista brasileira Beatriz Haddad Maia iniciou a temporada de maneira memorável, com uma vitória avassaladora no qualifier do WTA 1000 de Doha, no Catar. Com um placar de duplo 6/0, a número 68 do mundo derrotou a anfitriã Mubaraka Al-Maimi, sem ranking no tênis profissional. Essa foi a primeira vitória da atleta em 2026 e encerrou uma sequência de três derrotas em estreias no início do ano, nos torneios de Adelaide, Aberto da Austrália e Abu Dhabi.
Com esse resultado, Bia se anima para buscar uma vaga na chave principal do WTA de Doha e volta à quadra neste sábado (7) às 5h (horário de Brasília) para enfrentar a russa Anastasia Zakharova, 107ª colocada no ranking. A adversária também vem de uma vitória no qualifier, contra a austríaca Julia Grabher (78ª).
Além disso, o Brasil tem mais um grande desafio para se preparar: a Copa Davis. A equipe brasileira, formada por João Lucas Reis, Gustavo Heide, Matheus Pucinelli, Rafael Matos e Orlando Luz, estreia na fase classificatória contra o anfitrião Canadá nesta sexta-feira (6), às 21h, na cidade de Vancouver. Os brasileiros entram em quadra sem o número 34 do mundo, o carioca João Fonseca, e também sem a dupla de Marcelo Melo com Fernando Romboli, que encerraram a parceria no mês passado. Já do lado canadense, os desfalques serão Felix Auger-Aliassime (8º no ranking) e Denis Shapovalov (25º).
O técnico da equipe brasileira, Jaime Oncins, está confiante em seus jogadores e torce por uma grande performance na Copa Davis. O primeiro confronto será entre João Lucas Reis e Liam Draxl, e logo em seguida, Gustavo Heide enfrentará Gabriel Diallo. No sábado (7), a partir das 16h, serão realizadas as partidas de duplas e mais dois jogos de simples. Se ao final dos quatro jogos houver empate, será realizado um quinto jogo de simples para definir o vencedor.
A fase classificatória (qualifiers) da Copa Davis abrange duas fases eliminatórias. E quem passar pelo confronto entre Brasil e Canadá terá pela frente o vencedor do duelo entre França e Eslováquia. Além disso, outros 22 países disputam concomitantemente os qualifiers em diferentes confrontos, incluindo Chile x Sérvia, Alemanha x Peru, Croácia x Dinamarca, Equador x Austrália, Noruega x Grã-Bretanha, entre outros.
A rivalidade entre Brasil e Canadá já foi vista seis vezes em edições anteriores da Copa Davis, com quatro vitórias da Amarelinha e duas dos canadenses. O Brasil tem como melhores resultados na Copa Davis as semifinais de 1992 e 2000.
Confira abaixo a programação dos jogos do Brasil na Copa Davis:
Sexta-feira (6):
21h – João Lucas Reis x Liam Draxl
Em seguida – Gustavo Heide x Gabriel Diallo
Sábado (7):
18h – Orlando Luz e Rafael Matos x Liam Draxl e Harper
Em seguida – João Lucas Reis x Gabriel Diallo
Em seguida – Gustavo Heide x Liam Draxl
Com uma equipe talentosa e determinada, o Brasil tem grandes chances de obter sucesso na Copa Davis. Os jogos prometem ser emocionantes e o país conta com o apoio dos torcedores para trazer a vitória. Vamos torcer juntos pelo Brasil e pela nossa equipe de tenistas! Acreditamos que eles podem ir







