O tênis de mesa é um esporte que vem ganhando cada vez mais destaque no cenário mundial, e o Brasil tem um grande motivo para comemorar: Hugo Calderano, o mesatenista brasileiro, alcançou a posição de vice-líder do ranking mundial, se tornando o primeiro atleta das Américas a ocupar essa colocação na modalidade.
A atualização do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF) nesta segunda-feira (9) trouxe uma grande notícia para o esporte brasileiro. Hugo Calderano, de apenas 26 anos, alcançou a posição inédita em sua carreira e se tornou o primeiro atleta das Américas a ocupar o segundo lugar no ranking mundial de tênis de mesa.
Essa conquista é fruto de uma temporada incrível para o mesatenista brasileiro. Em depoimento à Confederação Brasileira de Tênis de Mesa (CBTM), Calderano expressou seu orgulho em levar o Brasil a mais um lugar inédito na história do esporte. Ele também destacou que essa conquista é resultado de uma temporada incrível, a melhor de sua carreira até o momento.
E os resultados de Calderano na temporada passada realmente foram impressionantes. Em abril de 2020, ele subiu da quinta para a terceira posição no ranking após conquistar a Copa do Mundo em Macau, na China, país que é referência na modalidade. E um mês depois, ele foi vice-campeão mundial em Doha, no Catar, sendo o primeiro não asiático ou europeu a disputar a final do campeonato.
Essa conquista de Calderano é um marco para o tênis de mesa brasileiro e para o esporte das Américas como um todo. O Brasil sempre foi um país reconhecido por sua excelência no futebol, mas agora mostra que também tem grandes talentos em outras modalidades esportivas.
Além disso, a conquista de Calderano é um exemplo de superação e determinação. O mesatenista iniciou o ano de 2020 com uma medalha de bronze no WTT Star Contender de Doha, no Catar, e mesmo com a pandemia da Covid-19 e todas as dificuldades enfrentadas pelos atletas, ele continuou treinando e se dedicando para alcançar seus objetivos.
E os resultados não param por aí. Recentemente, Calderano assinou contrato com o FC Saarbrücken, clube alemão que disputa a Bundesliga, a Copa da Alemanha e a Liga dos Campeões. Após quase 10 anos atuando no TTF Liebherr Ochsenhausen, ele anunciou em suas redes sociais que defenderá o novo clube na temporada 2020/2021.
Essa mudança para um clube de alto nível na Europa é mais uma prova do talento e do potencial de Hugo Calderano. Ele tem se destacado cada vez mais no cenário internacional e tem tudo para continuar conquistando grandes resultados e levando o nome do Brasil para o topo do tênis de mesa mundial.
Além de Calderano, outros atletas brasileiros também têm se destacado na modalidade, como Gustavo Tsuboi, Eric Jouti e Bruna Takahashi, que também estão entre os 100 melhores do mundo no ranking da ITTF. Isso mostra que o Brasil tem um grande potencial no tênis de mesa e pode continuar crescendo e conquistando cada vez mais espaço no cenário internacional.
Com a conquista de Hugo Calderano, o tênis de mesa brasileiro ganha ainda mais visibilidade e reconhecimento. É um momento de orgulho para todos os brasileiros e um incentivo para que mais jovens se interessem pelo esporte e busquem se dedicar e alcançar seus sonhos.
O sucesso de Calderano é uma inspiração para todos nós, mostrando que com determinação, esforço e dedicação, é possível alcançar grandes conquistas. Que essa conquista inédita seja apenas o







