O Rio Open, considerado o maior torneio de tênis da América do Sul, está em pleno vapor. As chaves principais do evento começaram nesta segunda-feira (16), após dois dias de disputas acirradas no qualificatório. O torneio, que acontece desde 2014, reúne grandes nomes do tênis mundial e é considerado como um dos mais importantes na trajetória dos tenistas.
Realizado no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, zona sul do Rio de Janeiro, o Rio Open é um torneio nível 500, ficando atrás apenas das competições nível 1000 e dos Grand Slams, que são os quatro maiores eventos do tênis mundial (Aberto da Austrália, Roland Garros, Wimbledon e US Open).
Nesta edição, o torneio conta com a participação do principal nome do tênis brasileiro na atualidade, João Fonseca. O carioca de 19 anos, atualmente na posição 33 do ranking mundial, inicia sua participação no Rio Open nas duplas, ao lado do experiente Marcelo Melo, de 42 anos e com dois títulos de Grand Slam em seu currículo. Juntos, eles enfrentarão a dupla formada pelo bósnio Damir Dzumhur e o francês Alexandre Müller.
Apesar de não ter pontuação como duplista, João Fonseca recebeu um convite da organização para participar da chave principal do torneio, um reconhecimento de seu talento e dedicação. Marcelo Melo, por sua vez, é um dos principais nomes do tênis brasileiro em duplas, ocupando atualmente a 55ª posição do ranking da ATP.
Mas não é só nas duplas que o Brasil marca presença no Rio Open. Na chave de simples, teremos a participação de Gustavo Heide, número 257 do mundo, e João Lucas Reis, atualmente na 207ª posição. Ambos receberam convites da organização para disputar o torneio e estão determinados a mostrar seu potencial.
Um outro destaque brasileiro nesta edição do Rio Open é o paulista Igor Marcondes. Aos 28 anos, ele conseguiu pela primeira vez na carreira chegar à chave principal de um ATP 500, após superar o qualifying em uma vitória emocionante contra o português Jaime Faria. Com muita dedicação e esforço, Igor mostrou que é possível alcançar grandes feitos no esporte.
E não é só entre os homens que o Brasil se destaca. Nas duplas, teremos uma dupla 100% gaúcha: Orlando Luz e Rafael Matos. No último domingo, eles conquistaram o ATP 250 de Buenos Aires, na Argentina, e chegam ao Rio Open com muita confiança. Também teremos a participação de Marcelo Demoliner, ao lado do carioca Fernando Romboli, e de Felipe Meligeni Alves, em parceria com Marcelo Zormann.
Ao todo, o Brasil terá seis representantes na chave de simples do Rio Open, um recorde no torneio. E um detalhe importante é que dois deles se enfrentarão logo na primeira rodada, em um confronto que ainda será marcado. João Fonseca e Thiago Monteiro prometem um duelo emocionante, mostrando a força e o talento do tênis brasileiro.
Não podemos deixar de mencionar o jovem Guto Miguel, de apenas 16 anos, que estará na chave de simples após receber um convite da organização. Atualmente na 1586ª posição do ranking adulto, ele é o terceiro colocado entre os juvenis e está muito motivado para mostrar seu potencial e representar bem o Brasil no Rio Open.
Além disso, a competição também contará com a participação de grandes nomes do tênis mundial, como o austríaco Dominic Thiem, atual campeão do







