Os Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina estão prestes a começar e trazem consigo um sentimento de orgulho e esperança para os brasileiros. Com a realização da cerimônia de abertura nesta sexta-feira (6), a atleta Rebeca Andrade, maior medalhista olímpica do Brasil, terá o privilégio de conduzir a bandeira olímpica ao lado de outras sete personalidades convidadas pelo Comitê Olímpico Internacional. Um momento emocionante que simboliza a união entre os países e o espírito esportivo que os Jogos proporcionam.
A Olimpíada de Inverno reúne mais de 3 mil atletas de 90 países, em 16 modalidades diferentes, durante 15 dias de competição. Entre eles, estão 14 brasileiros que representarão o país em cinco modalidades: bobsled, esqui alpino, esqui cross-country, skeleton e snowboard. Uma participação modesta, mas que traz a esperança de uma conquista inédita para o Brasil.
As expectativas dos brasileiros estão principalmente em Lucas Pinheiro Braathen, Nicole Silveira e Pat Burgener no snowboard, que já conquistaram pódios em etapas da Copa do Mundo nesta temporada. Além disso, temos a presença de Isabel Clark, a primeira atleta brasileira a competir nos Jogos de Inverno, que em 2016 alcançou a nona colocação no snowboard cross, em Turim (Itália). Agora, a esperança é que nossos atletas possam trazer uma medalha para casa.
A cerimônia de abertura será realizada simultaneamente nas cidades de Milão, Predazzo, Livigno e Cortina d’Ampezzo. Com apresentações grandiosas e emocionantes, a abertura promete ser um espetáculo que irá encantar o público presente e os telespectadores ao redor do mundo. Grandes nomes da música internacional estarão presentes, como os cantores italianos Andrea Bocelli e Laura Pausini, a diva Mariah Carey e o pianista chinês Lang Lang, da Orquestra Filarmônica de Viena.
Além das apresentações, a cerimônia de abertura é o momento de celebrar a união dos países e a paixão pelo esporte. É uma oportunidade de compartilhar valores como respeito, amizade e excelência, que são essenciais para o espírito olímpico. É um momento de celebração da diversidade, da superação e da busca pelo melhor de cada um.
E para os brasileiros, a Olimpíada de Inverno Milão-Cortina traz um significado ainda mais especial. É a oportunidade de mostrar ao mundo que o Brasil também tem força e talento nos esportes de inverno. É a chance de inspirar novos atletas e despertar o interesse da população por modalidades pouco conhecidas em nosso país. É a oportunidade de nos orgulharmos de nossos atletas e de mostrar que somos capazes de competir em alto nível em qualquer esporte.
A participação do Brasil em Milão-Cortina também marca um momento histórico para o Comitê Paralímpico Brasileiro, que pela primeira vez convocou atletas para competir nos Jogos de Inverno. Uma conquista que mostra a inclusão e o apoio aos para-atletas em todas as modalidades esportivas.
O sentimento de união e celebração dos Jogos Olímpicos de Inverno se estende a todos os brasileiros, que se unem em torcida e apoio aos nossos atletas. É uma oportunidade de nos unirmos em prol de um objetivo comum e de nos orgulharmos de nossa nação.
E para quem não é tão familiarizado com os esportes







